Vídeos importantes

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Perigo: embalagens

Este vídeo em Francês vem espero adicionar informação sobre problemas relacionados com a embalagem e conservaçao de alimentos.

Ftalatos - funcionam como hormonas, desregulando o equilíbrio das mesmas no corpo humano. Estudos indiciam que são particularmente maus para o equilíbrio hormonal masculino uma vez que estas substâncias se transformam em estrogéneos. Provavelmente responsáveis poelo aumento de casos de esterilidade masculina.
Os ftalatos podem migrar para o feto influir na futura capacidade reprodutiva de um homem.

O DEHP- o mais perigoso dos ftalatos- está presente em algumas pastas a barrar do agrado das crianças
A BASF deixou de produzi -lo para o mercado Europeu mas exporta-o para a China e daí é reexportado para o resto do mundo em embalagens diversas.

BPA - bisfenol A (Bisphenol A) - constituinte dos plásticos para embrulhar alimentos; nas latas de conserva, como resina branca para proteger o alimento da oxidação do metal; na louça descartável. Pode ser absorvido também a partir da pele. Estudos indiciam que entre outros efeitos prejudicam o sistema imunitário.
 (Nota- não aquecer comida em plástico no micro-ondas)


Cerca de 100000 substâncias fazem parte dos diversos tipos de embalagens e que migram para a nossa comida, em quamtidade nalguns casos para ser tóxica.






À pergunta, como é que análises financidas pelo estado que demonstram toxicidade destes produtos não são reconhecidas ? Quem é encarregado de as validar?
reparem como  Marie Christine Favrot directora da avaliação dos riscos nutricionais da AFSSA- Agence Française de Sécurité Sanitaires des Aliments, se recusa a responder e pede que as filmagens párem.
Os franceses apesar de gastarem muito dinheiro sobre a investigação do BPA declaram-se contra a banição do mesmo na Europa.



Óleo mineral - usado como tinta de jornal.  Nas embalagens de cartão reciclado a tinta do papel a reciclar não é retirada pois é praticamente impossível fazê-lo. Assim nas embalagens de cartão reciclado os resíduos de óleo mineral podem migrar para os alimentos.




Agradeço mais uma vez a José Cerqueira o envio deste vídeo. A primeira vez que o vi estava em:
http://videos.arte.tv/fr/videos/l_emballage_qui_tue-3334828.html

Curiosamente foi retirado.
Resta perguntar o que é que a ARTE receia por prestar verdadeiro serviço público?

Sem comentários:

Enviar um comentário