Vídeos importantes

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ambientalismo como Religião

Entrevista a Robert Nelson por Stefan Molineux da freedomainradio.com
Uma das mais extraordinárias discussões sobre ambientalismo, religião, ciência, políitica e economia.
Todos os assunto se cruzam. Algumas das conclusões são:
As religiões foram uma forma das elites controlarem as sociedades.
As religiões estão em crise, mas não desaparecerem. Transformaram-se noutros credos. Por exemplo no Marxismo, no Aquecimento Global, na guerra contra o terrorismo – este sobretudo nos EUA.
As visões apocalípticas, de castigo, de noção de pecado, transformaram-se facilmente nas consequências drásticas para o planeta do suposto “aquecimento global” e portanto de castigo. Ao passo que o progresso, a energia e o consumo são demonizadas, e o estilo de vida que usufruimos sem precedenes na história vistos como algo a que não temos direito, na verdade como um pecado.
A Igreja do Aquecimento Global apenas perpetua a crença de que nós seres humanos somos uma espécie impura, pecaminosa que merece ser castigada.

Pese o facto de que a espécie Homo Sapiens Sapiens, estã ainda longe da sapiência, não nos parece que a perpetuação de crenças seja a solução para atingir a sabedoria.
Pena não ser abordada a perspectiva da Psicologia Evolutiva que demonstra o papel das crenças como ferramenta adaptativa.
Mas o assunto das crenças é no fundo um dos assuntos mais importantes – se não o mais – deste blog, pelo que voltarmos a ele inúmeras vezes.

Uma autêntica pérola esta discussão. Talvez um dia alguém a traduza para Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário